Como calcular preços na confeitaria

Neste artigo explicamos como fazer a precificação dos seus doces usando cálculos simples e fáceis para você levar sua confeitaria para o próximo nível!

9/19/20243 min read

Olá, Confeiteiros e Confeiteiras! Hoje vamos falar sobre a importância da precificação para o seu negócio e de que forma você pode fazer isso com a ajuda gratuita da ConfeitaShop.

A precificação nada mais é do que o processo de determinar o valor de venda dos seus produtos. Esse valor é fundamental para o sucesso do seu negócio, pois influencia diretamente na lucratividade, na competitividade e na percepção de valor do seu produto no mercado.

A importância da precificação na confeitaria:

Saber fazer uma precificação correta garante que o seu negócio cubra seus custos e ainda obtenha um lucro, além de ajudar a destacar sua empresa, pois influencia diretamente no posicionamento da sua marca e na percepção de valor do seu produto pelos clientes. Dessa forma, você evita oferecer seus produtos à um preço muito baixo, o que pode resultar em prejuízo e fazer com que o produto seja visto como de baixa qualidade, ou de colocar um preço muito alto, o que pode afastar clientes e criar a impressão de inacessíveis.

Além do que já foi mencionado, saber o preço correto a ser cobrado pelos seus produtos ajuda a garantir a saúde financeira a longo prazo da empresa, permitindo investir em crescimento, seja em cursos de especialização, seja contratando pessoas para ajudar na produção ou na gestão, investir em inovação e melhorias operacionais.

Formas de calcular o preço na confeitaria:

Existem algumas formas de precificar seus produtos e aqui na ConfeitaShop preparamos uma ferramenta gratuita para auxiliar nessa tarefa. Utilizamos a precificação baseada em custo, ou seja, nela você adiciona a margem de lucro que você pretende obter sobre o custo final de um produto.

Vamos dar um exemplo para demonstrar como funciona:

Precificação sem custos fixos:

Seu brigadeiro custa R$ 1,00 para ser produzido e a margem de lucro desejada é de 20%, nesse caso temos o seguinte cálculo:

  • Custo: R$1,00

  • Margem de lucro desejada: 20%

  • Custo x Margem de lucro = R$1,00 x 0,2 = R$0,20

Logo temos a seguinte fórmula: R$1,00 + R$0,20 = R$1,20

Nesse exemplo, seu preço de venda seria R$1,20. Lembrando que 20% não seria seu lucro líquido e sim a margem de lucro que você adicionou sobre o seu custo de produção.

Precificação com custos fixos:

Você pode adicionar os custos fixos da produção na precificação baseada em margem sobre o custo. Dessa forma irá garantir que todos os custos sejam cobertos, ajudando assim na rentabilidade da empresa.

Veja nesse exemplo como muda sua precificação na hora que inclui os custos fixos:

Seu brigadeiro custa R$ 1,00 para ser produzido, você calculou seus custos fixos e chegou no custo de R$ 0,20 por brigadeiro e a margem de lucro desejada é de 20%, nesse caso temos o seguinte cálculo:

  • Custo dos ingredientes: R$1,00

  • Custos fixos: R$0,20

  • Margem de lucro desejada: 20%

  • Custos (Fixos + Ingredientes): R$1,00 + R$0,20 = R$1,20

  • Custos x Margem de lucro: R$1,20 x 0,2 = R$0,24

Logo temos a seguinte fórmula: R$1,20 + R$0,24 = R$1,44

Conseguiu notar a diferença? Se você não incluir todos os seus custos corretamente na hora de precificar, você pode estar cobrando um valor mais baixo do que deveria e com isso perdendo dinheiro (ou ganhando muito pouco pro trabalho que você tem).

A maneira mais fácil de calcular custos na confeitaria:

Pensando em facilitar ainda mais essa tarefa que muita gente não gosta de fazer, mas que é fundamental, estamos desenvolvendo uma ferramenta 100% gratuita que faz o cálculo para você! É isso mesmo, gratuita e fácil de usar. Basta preencher corretamente as informações sobre as suas receitas, com quantidades e custos dos ingredientes, tempo e modo de preparo, seus custos fixos e a ConfeitaShop te apresenta um preço sugerido para o seu produto. Você pode se inscrever no formulário abaixo para receber um e-mail quando lançarmos a ferramenta!

Para o sucesso na precificação, além de saber calcular certinho seus custos, você precisa de estratégias de precificação para aumentar as chances de venda dos seus produtos, como por exemplo, a precificação baseada em valor, a competitiva, a dinâmica, dentre outras. Esse conteúdo você encontra nesse artigo aqui!

Agora é mão na massa para aplicar todo esse conhecimento e rever sua tabela de preços! Boas vendas!